Estudantes da UFPI debatem sobre História e Mídia
Na quinta-feira (22 de abril de 2010) aconteceu o II Ciclo de Debates sobre a História da Imprensa, com o tema: “Quais as fronteiras entre mídia e história?”, no Auditório de Música e Artes (CCE). O evento contou com a presença de profissionais do Jornalismo e de História, como o jornalista Marco Vilarinho, os historiadores Fonseca Neto e Nilsângela Cardoso, e foi mediado por Warrington Veras.
“Nossa proposta foi ampliar o debate entre história e mídia porque não se consegue entender o Jornalismo sem conhecimento da História. Tivemos aqui a visão de um jornalista apaixonado por História, o Marco Vilarinho; a Nilsângela Cardoso e Warrington Veras, que fizeram trabalhos históricos sobre rádios no Piauí; além do consultor dos meios de comunicação, o historiador Fonseca Neto. O debate foi uma forma de não deixar o conhecimento restrito à sala de aula, uma maneira de oxigenar o curso”, declarou a coordenadora do evento, professora Jacqueline Dourado.
O evento contou com a presença de acadêmicos dos cursos de Comunicação Social e História. Para a estudante de Jornalismo Amanda Nôleto, eventos como esse permitiram aos alunos discutir temas de relevância para sua formação. “Falar da mídia sem entender a história é uma discussão superficial”, enfatizou a aluna.
Para o jornalista Marco Vilarinho, esses debates foram de fundamental importância para que os alunos pudessem ter uma visão geral da profissão. “É impossível conhecer o presente sem conhecer o passado. Nós, jornalistas, contribuímos para a formação histórica, por vezes temos nossos textos utilizados em sala de aula como base para discussões históricas”, disse.
O II Ciclo de Debates sobre a História da Imprensa foi organizado pelos alunos Renan Marques, Marina Sérvio, Mariana Guimarães, Ana Isabel Freire, Thalita C. Branco, Laís Barradas e Natali Andrade, do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM).