O Portal EPTIC disponibiliza para download o livro “Economia Política do Jornalismo: Tendências, Perspectivas e Desenvolvimento Regional”. Organizado por Jacqueline Lima Dourado, Denise Maria Moura da Silva Lopes e Renan da Silva Marques, este é o segundo livro sobre EPJ lançado pelo grupo de pesquisa Comunicação, Economia Política e Diversidade (Comum/UFPI), cuja versão impressa deve sair ainda em 2016. Leia aqui

Pesquisadores de renome e com larga experiência se reúnem com jovens estudiosos para produzir este livro. A clássica reflexão sobre a fundamentalidade do jornalismo para a democracia vai ao encontro das discussões sobre aspectos teóricos e práticos da mudança estrutural por que passa a atividade jornalística nas últimas décadas. Assim, esta edição mescla questões sobre os próximos estágios da internet, modelos de negócios, reestruturação do capitalismo, produção jornalística para dispositivos móveis, jornalismo esportivo, cinema e outros temas ligados à atividade sempre a partir do olhar da Economia Política.
Como adquirir: Amazon ou Livraria Edufpi (Espaço Rosa dos Ventos – UFPI – Teresina – Piauí – Brasil)
O livro é fruto da dissertação de mestrado da professora, orientada pela Prof. Dra. Jaqueline Dourado, da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Ele aborda como os fenômenos da concentração e da mercantilização, característicos do capitalismo, podem ser observados também nas empresas de comunicação.
O trabalho explicita 9 mutações nos processos e práticas do jornalismo contemporâneo, que apresenta grandes alterações em relação a conceitos clássicos do jornalismo, antes mais próximo das ideias de atividade de bem social.
Como adquirir: Livraria Edufpi (Espaço Rosa dos Ventos – UFPI – Teresina – Piauí – Brasil)
Reúne 8 artigos e 2 palestras apresentad@s no I Simpósio de Comunicação e Direitos Humanos realizado em novembro de 2019 na Universidade Federal do Piauí. Entre os temas estão as implicações da reestruturação do sistema capitalista iniciada na década de 1970 e as tecnologias da informação e da comunicação, formas de repensar os modelos tradicionais jornalísticos com a perspectiva de inclusão de mais pessoas e sobre violação ou acesso a direitos humanos de homoafetivos, mulheres, negros ou a população mais pobre do Piauí.
O e-book pode ser baixado clicando aqui
Artigos
Avanços, retrocessos e estagnações: um balanço da Lei 12.485. Confira aqui
Estereótipos preconceituosos: telenovelas estabelecem um modelo de tolerância de olho no mercado homossexual. Confira aqui.
Olha o passarinho! Microblogging como o Twitter configura-se como um novo canal de poder e comunicação. Confira aqui.